25 dicas para elaborar um bom curriculum

21 dicas para elaborar um bom curriculum

25 dicas selecionadas, que muito lhe ajudarão na elaboração de um bom curriculum:

1. PÁGINA INICIAL: uma página inicial bem feita pode despertar a receptividade do leitor. Seu currículo deve se destacar na pilha daqueles que têm chance de ser selecionado. Cada linha do currículo deve ser um convite para que se leia a linha seguinte.

2. APRESENTAÇÃO GRÁFICA: use um tipo, tamanho de letra e espaçamento o mais padrão possível. Use apenas uma fonte em todo o currículo. Não use letras muito pequenas. Use diferente tamanho de letras para os vários tipos de informação. Para os títulos use tamanho 16 e para o texto tamanho 10 ou 12. Evite grifar demais as palavras ou usar muito negrito para chamar a atenção. Excessos podem roubar os fatos principais.

3. TAMANHO: o que mais importa no currículo é o seu conteúdo, conter informações relevantes, organizadas e não o tamanho propriamente dito. Apesar disto recomenda-se que currículo tenha no máximo quatro páginas. Lembre-se quanto mais longo for o currículo, mas demorado para ler e menor o interesse do leitor.

4. RESULTADOS CONCRETOS: exemplifique suas habilidades. Comprove que possui tais características mediante conquistas conseguidas ou resultados concretos. Isto aumentará a credibilidade de seu currículo.

5. PAPEL: use um papel de boa qualidade, tamanho A4, na cor branca e garanta uma boa qualidade de impressão. Papel muito fino não tem resistência e grosso demais dificulta o manuseio. Use envelope de tamanho apropriado. Se necessário dobre o currículo no máximo uma vez.

6. IMPESSOALIDADE: procure ser impessoal, dispense o pronome “eu” (“eu fiz…”, eu sou…”) e evite o possessivo (meu, meus).

7. FOCO NO LEITOR: preste atenção na linguagem adotada. Tente falar a mesma linguagem de quem vai receber o currículo. Use a mesma linguagem do anúncio. Destaque suas características pessoais que se encaixe no perfil solicitado. Cada destinatário tem expectativas que devem ser atendidas pelo conteúdo do currículo.

8. LINGUAGEM: procure não utilizar termos técnicos ou jargões demais, a não ser que o currículo seja endereçado para uma pessoa da área, familiarizado com a nomenclatura. Jamais utilize gíria. Também evite o uso de uma linguagem ou termos formais demais. Escreva numa linguagem clara. Não seja repetitivo.

9. CONFIANÇA: é um item vital no currículo. É importante transmiti-la através da linguagem. Seja positivo.

10. CLAREZA: o currículo deve ser claro, sucinto e gostoso de ler, independente da qualidade profissional da pessoa.

11. EXCESSO: tome cuidado para que seu currículo não fique recheado demais e informações importantes se percam no meio de aspectos irrelevantes.

12. NUMERAÇÃO: períodos longos reunindo muitas idéias podem confundir o leitor, como em textos corridos. Divida em subitens, mas evite o excesso. Busque um equilíbrio. Use o bom senso.

13. ABORDAGEM: um único currículo não serve para todas as situações. Para atender as circunstâncias é necessário modificar a abordagem. Molde o seu currículo para caso específico, destacando habilidades ou experiências buscadas pelo empregador. Em alguns casos você estará vendendo seu potencial e em outros a experiência.

14. INFORMAÇÕES DESNECESSÁRIAS: no currículo não há necessidade de informar seu estado de saúde, religião, dados de carteira de habilitação, nacionalidade, passaporte, local de nascimento, cor, tendências políticas, nome e idade dos filhos.

15. PERÍODO DE DESEMPREGO: se ocorrer que você ficou um longo período desempregado, não há como esconder isso. Tente explicar através de uma argumentação própria, como espera de uma nova oportunidade profissionais onde suas qualificações pudessem ser mais bem aproveitadas, realização de cursos para aprimoramento profissional, etc. Se estiver desempregado no momento não se esforce em esconder a informação, isto pode depor contra você.

16. TRABALHO TEMPORÁRIO OU ESTÁGIOS: mencione e destaque as experiências obtidas.

17. RECÉM FORMADO: não é porque a pessoa acabou de concluir sua formação acadêmica e está se lançando no mercado pela primeira vez não têm conteúdo para elaborar um currículo. Seja criativo e organizado e relembre todas as coisas que você realizou ou participou e que pode ser mencionado, de forma a construir sua imagem profissional e sua personalidade. As empresas têm programas de “treinee” que justamente servem para contratar ou recrutar recém-formados. Comece com sua formação em detalhe, resuma as conquistas mais importantes, especifique o objetivo de sua carreira e descreva experiências e habilidades relevantes.

18. HIERARQUIZAÇÃO: o currículo deve exibir informações hierarquizadas, das mais essenciais para a menos importantes.

19. INTERESSES PESSOAIS: não mencione interesses os aspectos pessoais demais, podendo dar margem a interpretações. Mencione algo somente se tiver relacionado a sua vida profissional. Se atenha aos sucessos profissionais e as conquistas pessoais.

20. OUTRAS ATIVIDADES: mencionar a prática de certos hobbies (leitura, trabalho voluntário, esporte, etc) pode ser interessante para mostrar preocupação com a busca do conhecimento, trabalho social, liderança, competitividade, espírito de equipe, etc.

21. ERROS: seu currículo absolutamente não pode conter erros, pois pode fazer você perder pontos preciosos e desmerecer outros pontos positivos. Portanto revise-o atentamente quantas vezes forem necessárias antes de ter certeza absoluta que não contenha erros gramaticais ou ortográficos. Solicitado a um conhecido que avalie o revise o seu currículo.

22. TENHA TEMPO: reserve tempo para preparar seu currículo. Redija-o com atenção. Procure a melhor ordem. Revise-o e admire-o. Seja preciosista. Veja se é fácil de ler e conciso.

23. DESTAQUE O POSITIVO: comece cada item sempre com um termo positivo, entretanto, evite iniciar com uma qualificação como “na qualidade de membro do comitê…” ou no gerúndio, como “gerenciando a fábrica…”.

24. NÃO MINTA: o currículo descreve sua trajetória profissional e deve ser positivo, mas não deve ser utilizado para se fazer auto-elogios. Não divulgue qualificações que não possui e nem coisas que não fez. Se for descoberto você está automaticamente descarta, pois não mostra confiança.

25. FOTOGRAFIA: só anexe se for solicitado, caso contrário não anexe, pois pode levar o leitor a fazer conclusões subjetivas e precipitadas a seu respeito.